domingo, 26 de fevereiro de 2012

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: LONGEVIDADE ( ANTI – AGING) COM QUALIDADE DE VIDA: O VIVER SAUDAVEL É COMPOSTO DE ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, EXERCICIOS FISICOS, RELAXAMENTOS, E TER CRITÉRIOS PARA NÃO ABSORVER A CARGA DE STRESS LEVE SAUDÁVEL, E EVENTUAL REPOSIÇÃO HORMONAL QUANDO INDICADO

O RESVERATROL ENCONTRADO EM CASCA DE UVA TIPO TANNAT PODE RETARDAR O ENVELHECIMENTO COM SAÚDE EVITANDO DIVERSAS DOENÇAS PARA QUEM REALMENTE QUER TER LONGEVIDADE SAUDÁVEL.

O resveratrol, extraído da casca de uvas tipo Tannat cultivada no Uruguay, é um antioxidante que suprime a inflamação e pode retardar o envelhecimento. Dentre os alimentos comuns que contém o resveratrol temos as uvas, o vinho, amendoins, blueberries (fruta azul escuro) e Cranberries (fruta vermelha). O resveratrol foi demonstrado que retarda o envelhecimento, prolonga a vida e reduz a chatice causada pelo processo de envelhecimento, isto porque, aparentemente o resveratrol age sobre o gene associado à longevidade. No momento, deduz-se que o resveratrol reduz o processo inflamatório que pode levar a doenças cardíacas, derrames (acidente vascular cerebral) e ao diabetes mellitus tipo 2. 
Foram avaliadas 20 pessoas divididas em 2 grupos randomizados, sendo que um grupo recebeu placebo e o outro recebeu um suplemento contendo resveratrol. Os voluntários tomaram o suplemento 1 vez ao dia por 6 semanas. Foi colhida uma amostra de sangue em jejum no início da avaliação, uma na 1ª semana, outra na 3ª semana e a última na 6ª semana do início da avaliação. Os resultados mostraram que o resveratrol suprimiu a formação de “radicais livres”- moléculas instáveis conhecidas por causar stress oxidativo e liberar substâncias pró-inflamatórias no sangue, resultando em dano do revestimento interno dos vasos (endotélio) sanguíneo. Pessoas que usam o resveratrol também têm mostrado a supressão da proteína inflamatória fator de necrose tumoral e outros componentes que aumentam a inflamação dos vasos sanguíneos e interferem na ação da insulina, causando resistência à insulina e o risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2.O sangue em jejum colhido das pessoas que usaram placebo, não mostrou mudanças significativas dos marcadores pró-inflamatórios. Estes achados são consistentes com uma ação antienvelhecimento do resveratrol. Apesar das substâncias que reduzem a oxidação permanecerem por milésimos de segundos livres na circulação, é tempo suficiente para que provoquem grandes estragos no ser humano por longo prazo. Este é o motivo não sentido por nós através de sintomas ou seja, é uma situação silenciosa, devemos ter uma alimentação adequada para evitarmos os efeitos secundários a longo prazo e termos uma longevidade com saúde adequada.


AUTORES PROSPECTIVOS 

Dr. João Santos Caio Junior
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM: 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM: 28930

Como Saber Mais:
1. O resveratrol é um antioxidante...
http://longevidadefutura.blogspot.com

2. O resveratrol tem ação anti-inflamatória...
http://longevidadefutura.blogspot.com

3. A obesidade é um processo inflamatório crônico...
http://metabolicasindrome.blogspot.com

Referências bibliográficas:
Prof. Dr.João Santos Caio Jr, Endocrinologista,Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, News release, University of Buffalo; Ghanim, H. Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2010.

Contato:
Fones: 55(11) 5572-4848 - (11) 2371-3337 ou 9.8197-4706 tim
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil

www.vanderhaagenbrazil.com.br